Nortão: escolas alcançam médias nacionais obtidas a partir do Enem
Em Sorriso, três escolas particulares e uma estadual receberam notas médias. No Centro de Educação Básica São José, a média obtida foi de 585,4 pontos, a partir das provas feitas por 33 alunos. No Vinicius de Moraes, a média alcançada foi de 567,8 pontos a partir de 60 estudantes e, na Nova Dinâmica, 517,9 pontos, com base nas provas feitas por 26 alunos. A escola estadual Mario Spinelli teve 270 alunos fazendo o Enem e a média obtida foi de 486,1 pontos.
Em Lucas do Rio Verde, cinco escolas (apenas uma estadual) foram relacionadas na planilha divulgada pelo Mec. O colégio Piaget teve 20 alunos participando e obteve a média de 583,4 pontos. O La Salle recebeu 581,4 pontos a partir das provas de 28 alunos. O universal 2 mil obteve média de 518,3 pontos com base nos exames de 17 estudantes. O Centro Educar teve 13 alunos participando e recebeu média de 499,7 pontos e, a escola estadual Angelo Nadin teve 59 participantes e obteve média de 489,4 pontos.
Na cidade de Nova Mutum, duas escolas constam na relação. A escola estadual José Aparecido Ribeiro recebeu média de 468,8 pontos a partir dos exames feitos por 136 estudantes. Já a escola Cenecista (particular), a média atingida foi de 567,3 pontos a partir da participação de 26 estudantes.
Já de Alta Floresta constam duas escolas particulares e uma estadual. A maior média foi obtida na escola presbiteriana, com 585,3 pontos, a partir da participação de 21 estudantes. A escola Cenecista Fraternidade teve média de 516,4 pontos, a partir da participação de 20 alunos e, a escola estadual Marinês Teixeira registrou media de 476,6 pontos a partir da participação de 38 estudantes.
Conforme Só Notícias informou, a metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por escola é semelhante à usada na Prova Brasil e só levou em consideração, para fins de divulgação, escolas com no mínimo 10 participantes no exame e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o método foi "o mais objetivo possível" e por isso a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências naturais).
Na divulgação dos dados, o ministro lembrou que as informações são para que as escolas possam fazer uma análise pedagógica criteriosa de como os seus respectivos estudantes evoluíram. "O Enem não é um ranking entre as escolas. Ele é insuficiente como instrumento de avaliação do estabelecimento. O Enem avalia o aluno. Não podemos comparar as escolas, com naturezas distintas. Por exemplo, a maioria das escolas do Brasil são de portas abertas. No entanto, escolas que selecionam os ingressantes tendem a ter um desempenho melhor", pontuou Mercadante, por assessoria.
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