Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Março de 2005 às 15:33
Por: Coracy Lima

    Imprimir


O município de Rondonópolis deverá ganhar, definitivamente, um centro de reeducação dos menores infratores. O prefeito Adilton Domingos Sachetti, reuniu na quarta-feira (09) os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, representantes do Lions Clube de Rondonópolis e do Ministério Público para discutir as políticas locais nesse sentido. Diante da inviabilidade de agregar o projeto do centro sócio-educativo à Unidade Educacional Pró-Menor (Unipron), Sachetti assumiu o compromisso de apresentar sugestões de áreas para a construção do mesmo nos próximos dias.

A proposta defendida pelo prefeito Adilton Sachetti inicialmente era a de unir o projeto à Unipron, instituição independente construída pelo Lions Clube de Rondonópolis e disponibilizada para a comunidade. A unidade com capacidade para atender 150 crianças e adolescentes em regime de internato e outras 300 no sistema de semi-internato, atende atualmente 32 crianças com escola e alimentação em período integral, além do transporte escolar.

O interesse do prefeito é o de objetivar as ações em prol a crianças e adolescentes em situação de risco e infratores, e otimizar os recursos disponíveis para a construção do centro, já que a cidade conta com a estrutura da Unipron. Mas, o conselheiro da Unipron, Sérgio Del Cistia alertou que a proposta de unificação das ações dentro da Unipron esbarra nos limites estatutários. “O estatuto da Unipron reza que não devemos aceitar menores infratores. Os objetivos da unidade são outros”, afirmou. A Unipron tem como meta atender crianças e adolescentes abandonadas e vivendo em situação de risco.

As autoridades presentes alertaram também ao prefeito que o projeto aprovado prevê investimento do Governo Federal na construção do centro sócio-educativo e investimento do Governo do Estado na manutenção do mesmo, além de impor algumas regras, como a localidade estratégica da área para construção do centro distante de pontos de risco.

Diante de tais esclarecimentos, Adilton Sachetti assumiu o compromisso de definir a área para construção do centro, num local que não cause transtorno à população. A preocupação do prefeito é evitar as situações de insegurança para a comunidade que protestou contra a construção do centro na área desapropriada com esse objetivo, no ano passado.

A discussão sobre o projeto de reeducação dos menores infratores envolveu os promotores Marcos Reginold Fernandes e Ivonete Bernardes Oliveira; a primeira-dama e secretária de Ação Social do Município, Rose Sachetti; os vereadores Olímpio Alvis e Vilma Moreira; a presidente do Lions Clube de Rondonópolis, Maria Pereira; e membros do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho da Unipron.

O prefeito Adilton Sachetti assumiu também o compromisso de estudar propostas de apoio à Unipron, a partir de uma reunião com os membros do Lions Clube que deve acontecer logo após o anúncio da área para o centro sócio-educativo.




Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353506/visualizar/