Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Março de 2005 às 13:00
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) é uma das parceiras da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia na execução do Projeto "Sicme Itinerante", uma ação que visa esclarecer, motivar e atender os empresários da indústria, do comércio e de serviços no Interior do Estado. Este ano, o projeto começou a ser executado em Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá).

Um dos palestrantes do primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (10.03), o diretor de Desenvolvimento de Projetos, Amado de Oliveira Filho, falou sobre as linhas de crédito e dos projetos da MT Fomento. Ele assinalou o trabalho de assistência da instituição às micro e pequenas empresas e afirmou que a agência, a cada dia que passa, se revela "um eficiente instrumento de apoio ao pequeno negócio e ao desenvolvimento social da população mato-grossense, não importando onde ela esteja localizada".

Oliveira lembrou que, para se fomentar o desenvolvimento de uma região, efetivamente, é preciso que se incentivem as empresas. Partindo desse princípio, ele colocou à disposição dos micro e pequenos empresários presentes no Centro de Eventos Amazônia, no Centro da cidade, uma linha específica de crédito. Trata-se de uma parceria da MT Fomento com o Banco da Amazônia S/A (Basa), por meio da qual é possível se conseguir recursos do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger).

O Proger auxilia quem deseja iniciar ou expandir seu próprio negócio. Este programa do Governo Federal atende micro e pequenas empresas, cooperativas, associações e pessoas físicas que atuam no setor informal da economia. Mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Proger dispõe de linhas de crédito para financiar a indústria, comércio ou serviços na área urbana, apoiando a geração e a manutenção do emprego e renda.

De acordo com Amado de Oliveira, graças à parceria firmada com o Basa, a MT Fomento tem condições, por exemplo, de intermediar financiamento dentro do Proger, com taxas "extremamente atratativas" (com variações de até 5,83%, mais a Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP), o que significa um custo mensal de 1,4%, com carência de até 36 meses e mais cinco anos para pagar.

"Por ser uma instituição de fomento importante para os pequenos empreendimentos, obviamente, a MT Fomento não poderia deixar de atender à solicitação do secretário Alexandre Furlan, para formarmos uma parceria dentro desse importante projeto de interiorização das ações, que é o Sicme Itinerante", disse Oliveira.

A região de Colíder, no Norte de Mato Grosso, tem sua economia calcada na pecuária, com um rebanho bovino de aproximadamente 400 mil cabeças. O empresário da zona urbana, no entanto, precisa de mais incentivo para investir e prestar serviços ao meio rural. E isso, segundo o diretor da MT Fomento, só é possível com um trabalho esclarecimento, de motivação e de atendimento aos seus pleitos. Diante desse quadro, frisou Oliveira, a instituição, em parceria com a Sicme, propôs a linha de financiamento MT Fomento-Basa-Proger, que tem um volume muito grande de recursos capaz de atender grande parte da demanda de financiamentos para pequenos empresários da indústria, do comércio e, sobretudo, dos bens de serviços. "Dada a proximidade de Colíder com a BR-163 (Cuiabá-Santarém/PA), além do constante crescimento da região, há necessidade premente desse tipo de investimento", disse Amado Oliveira.

Desde a última quarta-feira (09), a instituição colocou à disposição dos interessados fichas para a abertura de conta corrente no Basa e propostas para o cadastro. Uma vez aprovado o processo para a concessão do financiamento, será iniciada a execução dos projetos.

Hoje (11), Amado de Oliveira finalizará os contatos com os empresários interessados em obter a linha de crédito oferecida pela MT Fomento, no último dia do Projeto Sicme Itinerante em Colíder.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353545/visualizar/