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Sexta - 11 de Março de 2005 às 12:37
Por: Raquel Ferreira

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O Estado de Mato Grosso conquistou importante representação na diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, gestão 2005-2006. Na 24ª Reunião da instituição, realizada em fevereiro, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, foi eleita vice-presidente de Relações Internacionais da instituição. O presidente da Agência de Turismo de Goiás (Agetur), Marcelo Sáfadi, assumiu a presidência do Fórum para o próximo biênio.

"Vamos propor a integração entre os países da América do Sul, através do turismo", considerou a secretária Yêda Assis. A meta, segundo a secretária, é atender às prioridades definidas pelo Fórum, participando de todos os encontros e eventos de turismo promovidos pela Embratur, especialmente os que envolvam os países latino-americanos. "Nas feiras internacionais, vamos levar material e informações dos Estados que não possam estar presentes", completou.

Yêda Assis solicitou a cada Estado que encaminhe sugestões para elaboração de um plano de ação com foco na melhoria e consolidação das relações internacionais. Sua proposta é a realização de um encontro internacional de dirigentes de turismo, para discutir os meios de promover essa integração.

Entre as prioridades da nova diretoria está a definição de regras no repasse e execução orçamentária com o Ministério do Turismo e a Embratur. Pelo sistema vigente, um terço dos R$ 12 milhões que a Embratur tem para promoção internacional dos Estados em 2005 será distribuído igualmente entre as unidades da Federação. O restante será distribuído de forma diretamente proporcional à presença de aeroportos internacionais no Estado, ao fluxo de turistas que ele já recebe e ainda sua participação em feiras e eventos oficiais da Embratur.

O critério de proporcionalidade vai contemplar com maiores recursos os Estados que mais recebem turistas no país como Rio de Janeiro e Bahia, mas indiretamente, terá reflexos positivos também no fluxo de turistas de Mato Grosso e outros Estados. "É mais fácil para Mato Grosso conquistar um turista que já está no Brasil", avaliou Yêda Assis.

Nesse contexto, as campanhas de divulgação do Estado serão direcionadas principalmente para os turistas estrangeiros que entram no Brasil por Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM) e Brasília (DF), com incursões ainda por São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A participação nas discussões sobre a aviação comercial no Brasil será também prioridade da nova diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Turismo. "Vamos buscar o respaldo do Fórum Nacional para encontrar uma forma de reverter a situação e dar apoio à Varig para que Cuiabá não seja excluída a partir de 02 de maio", concluiu Yêda.





Fonte: Secom - MT

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