Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Março de 2005 às 12:25
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


O curso vai oferecer alternativas de valorização de produtos locais como: mandioca, cará e inhame, além de ensinar novas formas de adubação, esterco de folhas, resíduos vegetais e alimentação de pequenos animais.

A agricultura alternativa será tema de um seminário promovido pelo Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Rural (Seder), hoje (11), no Anfiteatro da Escola Municipal Duílio Ribeiro Braga, em Arenápolis, a 258 km a Médio-Norte de Cuiabá.

O evento, que terá a duração de três dias, vai reunir pequenos produtores da vila rural Imaculado Coração de Maria, para oferecer alternativas de valorização de produtos locais como a mandioca, o cará, e inhame, além de ensinar novas formas de adubação, esterco de folhas, resíduos vegetais e alimentação de pequenos animais.

A proposta do curso é fortalecer a agricultura familiar dos assentados da Vila Rural do município, apoiando as famílias que enfrentam dificuldades no cultivo e comercialização do produto. O curso abordará também o associativismo e o cooperativismo como formas de estimular a competitividade no agronegócio familiar.

O seminário será ministrado pelo Consultor de Agricultura Familiar, Planificação e Desenvolvimento Territorial Rural, Engenheiro Agrônomo, Medson Janer da Silva, que vai ensinar aos pequenos produtores rurais, técnicas de aproveitamentos dos produtos cultivados nas chácaras e melhoramento da produção, para gerar mais renda às famílias. Segundo Medson, o curso vai estimular a produção sustentável na zona rural e orientar o pequeno produtor na expansão e venda da produção.

O superintendente de Agricultura Familiar da Seder, Amarildo Melo Duarte, vai falar sobre as linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), e como deve ser o investimento na produção de hortifrutigranjeiros.

De acordo com o presidente do Intermat, Jair Mariano, Arenápolis foi escolhida para ser a primeira Vila Rural a receber o curso, devido sua vocação regional para a agricultura e a implantação de um aviário na região de Nova Marilandia. Segundo o presidente o aviário naquela região vai oferecer às famílias novas alternativas para criação de animais de pequenos portes. O curso vai beneficiar também, agricultores de outros municípios onde o Intermat tem assentamentos e vilas rurais implantadas.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353553/visualizar/