Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 10 de Março de 2005 às 21:10

    Imprimir


Um instituto de pesquisa da Alemanha desenvolveu uma tela que não precisa de óculos especiais para mostrar imagens em três dimensões e que podem ser vistas até de um ângulo lateral.

A tela foi criada para ajudar arquitetos e engenheiros a visualizarem seus projetos ou para tornar simuladores de vôo mais realistas. Médicos da universidade alemã de Tuebingen usaram o equipamento para treinarem cirurgias minimamente invasivas.

A tela, desenvolvida pelo Fraunhofer Institute for Telecommunications e exibida na feira de tecnologia CeBIT na quinta-feira, gera duas imagens ligeiramente diferentes para fazer com que os objetos ganhem três dimensões.

Uma lente colocada na frente da tela direciona um raio de luz para o olho esquerdo do espectador e um segundo raio vai para o olho direito, tornando os óculos 3D desnecessários.

Se o espectador se movimentar para o lado, uma câmera no topo da tela registra a mudança e ajusta as lentes.

O instituto também exibe um "quiosque 3D" que usa a tela e foi criado para exibições de produtos em feiras. A tela é montada em uma mesa que tem câmeras e sensores infravermelhos escondidos abaixo de sua superfície. Estes dispositivos captam gestos, permitindo que o usuário gire um objeto 3D com o movimento das mãos.

Fabricantes de produtos eletrônicos como Philips, da Holanda, e Sharp, do Japão, também estão desenvolvendo telas em três dimensões que não precisam de óculos especiais. Mas como elas não acompanham os movimentos da platéia, elas exigem que os espectadores fiquem no mesmo lugar.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353686/visualizar/