Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 19:10

    Imprimir


Um argelino acusado de terrorismo que estava preso no Reino Unido havia mais de três anos sem acusação formal foi libertado hoje, quinta-feira, pagando uma fiança, e outras oito pessoas na mesma situação devem ser libertadas amanhã, informou a rede britânica BBC.

Todos sofrerão uma série de restrições de movimento semelhantes às incluídas no projeto de lei antiterrorista que está sendo debatido atualmente no Parlamento.

A decisão foi tomada ao fim de uma audiência da Comissão Especial de Imigração que estudou a situação de dez presos estrangeiros detidos de três a quatro anos na prisão de alta segurança de Belmarsh (arredores de Londres) sem terem sido acusados formalmente.

O juiz Duncan Ouseley afirmou que o prisioneiro argelino conhecido como "A." pode ser libertado, com a condição de usar dispositivos eletrônicos para ser rastreado, entre outras medidas.

Além disso, o juiz afirmou que "a princípio" estenderá a liberdade condicional a outros oito estrangeiros suspeitos de terrorismo, todos eles considerados pelo governo britânico e pela Scotland Yard como ameaças à segurança nacional.

Um último homem, conhecido como "G.", já está sob prisão domiciliar e esta noite seus condições de fiança devem ser flexibilizadas, segundo a BBC.

O anúncio da libertação por meio de fiança destes suspeitos é feito num momento em que o governo britânico tenta aprovar seu polêmico projeto de lei antiterrorista, que substitui outro que até agora permitiu a detenção indefinida sem acusações destes dez estrangeiros.

Entre outras "medidas de controle", o governo propõe agora que os suspeitos fiquem em prisão domiciliar, sujeitos a um toque de recolher, controle por dispositivos eletrônicas de rastreamento e proibição de usar telefone e Internet. A decisão de impor essas limitações será tomada por um juiz.

Para ser libertado, "A." terá de cumprir todas essas medidas e ainda será obrigado a pedir permissão sempre que queira ver alguém fora de sua casa.

Segundo a rede BBC, espera-se que os outros oito presos tenham limitações semelhantes. Eles devem ser libertados amanhã, após pagamento de fiança.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353714/visualizar/