Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 17:20
Por: Cida Fontes

    Imprimir


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a líderes do PMDB que pretende manter o Ministério das Cidades com Olívio Dutra e revelou que está recebendo pressões de prefeitos e de representantes de movimentos sociais para não fazer mudanças na pasta. "É um ministério novo e não vou mexer", teria dito Lula conforme relato de um dos presentes à reunião realizada ontem no Palácio do Planalto.

Lula destacou sua relação histórica com Olívio Dutra e o fato dele ser o único do grupo de sindicalistas que criou o PT no primeiro escalão do governo. Integrantes de grupos divergentes dentro do PT gaúcho, Olívio Dutra e o ministro da Educação, Tarso Genro, pretendem disputar pelo partido o governo do Rio Grande do Sul, em 2006. Nesse caso, um dos dois terá de deixar o Executivo para se candidatar no início de abril do ano que vem.

Em conversa com Lula, Tarso Genro teria dito que não vai se candidatar à sucessão do governador Germano Rigotto, mas seus aliados políticos dizem o contrário. Segundo interlocutores do presidente, ainda hoje permanece como forte opção a ida do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, para a Integração Nacional, em substituição a Ciro Gomes que iria para a Saúde. Mas a bancada do PMDB na Câmara está pressionando o presidente Lula para que Eunício permaneça no cargo.

A situação da senadora Roseana Sarney (PFL-MA) permanece indefinida, já que, na equação em curso, o PP poderia vir a ocupar a pasta das Comunicações se o partido indicar um nome com perfil técnico. A senadora teve hoje uma conversa com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), mas preferiu não fazer comentários sobre reforma.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), disse, em entrevista coletiva, que o PMDB terá uma nova rodada de conversas com Lula na próxima semana. Hoje mesmo, os líderes do partido na Câmara e no Senado vão se reunir com o ministro da Casa Civil, José Dirceu. "O PMDB não tem nenhuma ansiedade com a reforma", enfatizou Renan.

Em favor do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo , que o PT pressiona para tirar do governo, o presidente tem ouvido apelos de Renan e Mercadante.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353742/visualizar/