Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 10:10

    Imprimir


Seul - A Coréia do Norte exigiu nesta quinta-feira que Coréia do Sul Estados Unidos cancelem as manobras militares conjuntas previstas para iniciar na próxima semana, consideradas por Pyongyang como "preparativos de guerra" contra o regime comunista. Em comunicado difundido pela Agência Central de Notícias norte-coreana, as autoridades de Pyongyang disseram que as manobras representam "grave ameaça militar destinada a estrangular" a Coréia do Norte "pela força".

Cerca de 17 mil soldados americanos deverão participar dos exercícios militares, previstos para o período de 19 a 25 de março. Eles contarão com apoio do porta-aviões "Kitty Hawk" e outros navios de guerra dos EUA. Será a segunda manobra, em um mês, que Seul e Washington realizarão nos mares da península coreana.

O contingente militar representa mais da metade do número de soldados americanos estacionados na Coréia do Sul, estimado em 32.500. As manobras acontecem em um momento de tensão entre Coréia do Norte, EUA e aliados, depois que, em 10 de fevereiro, Pyongyang reconheceu que possui armas atômicas e anunciou sua retirada "por tempo indefinido" das conversações multilaterais sobre seu programa nuclear.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353928/visualizar/