Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Novembro de 2012 às 14:10
Por: Thiago Barros

    Imprimir


Detido desde o dia 7 de novembro pelas autoridades locais, Zhao Xiaobin brincou com a chegada de um novo filme de terror da série “Final Destination” (Destino Final, em português) aos cinemas e foi preso por ter contado a piada no Twitter. No entanto, as consequências foram sérias e ele foi acusado de “espalhar informações inverídicas e terríveis” pela Internet.

 
Zhao foi preso por fazer piada no Twitter (Foto: Reprodução/Daily Dot)
Zhao foi preso por fazer piada no Twitter
(Foto: Reprodução/Daily Dot)


No último dia 4 de novembro, Xiaobin escreveu uma mensagem no microblog brincando com o enredo do filme, que foi exibido durante um festival na China. A piada, que ironizava a história do sexto volume da série, porém, foi tratada como um falso rumor pelo governo chinês. E, por isso, três dias depois de escrevê-la, o internauta foi para a cadeia.

“Destino Final 6 chegou. Nele, o Grande Salão do Povo é destruído do nada. Mais de duas mil pessoas que se encontravam lá morreram, mas sete ficaram vivas. Depois, todas elas também morrem de formas bizarras. É um jogo de Deus ou a fúria da Morte? Como é que 18, o número misterioso, abriram o portão para o inferno? A estreia acontece no mundo todo no próximo dia 8 para trazer a vocês uma experiência avassaladora”, escreveu o chinês.

Graduado na Peking University, onde estudou literatura, e com atuação no jornalismo e no mercado financeiro de Pequim, Xiaobin é conhecido por seu bom humor na web. Para o blogueiro Yaxue Cao, isso pode ter estimulado a prisão, que não é a primeira por conta do mesmo motivo em terras chinesas.

“Em 2010, o ativista Wang Yi recebeu uma pena de um ano por ter ironizado a juventude nacionalista. Recentemente, um jovem chamado Ren Jianyu também desafiou o governo, que lhe deu a mesma pena por fazer comentários negativos no Weibo”, escreveu ele em seu blog. Ainda não houve nenhuma punição oficial para Xiaobin. Os defensores do chinês resolveram lançar um abaixo assinado na Internet para conseguir sua liberação. O internauta está preso há exatos 14 dias.





Fonte: TechTudo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35405/visualizar/