Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 09 de Março de 2005 às 14:31
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


As mensagens iludem o cidadão-contribuinte com a apresentação de telas que usam o nome e timbre da Receita Federal, informando, por exemplo, que “o CPF deste está cancelado ou pendente de regularização” ou solicitando o “recadastramento do IRPF de 2004”. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos que acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.

Lembre-se que a regularização cadastral do CPF pode ser feita de duas maneiras: para aqueles que são isentos, de dezembro a julho nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios; ou ainda, no período de entrega da Declaração Anual de Isento-DAI de agosto até novembro.

Para aqueles obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DIRPF), a regularização cadastral do CPF ocorre com a entrega da declaração do último exercício. Para o ano de 2005, o programa DIRPF estará disponível a partir de 1º de março.

Veja como proceder perante estas mensagens falsas:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita ou acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br).





Fonte: Receita Federal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354093/visualizar/