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Internacional
Terça - 08 de Março de 2005 às 11:40
Por: Luciane Mildenberger

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Membros da Missão Canadense no Brasil reuniram-se nesta segunda-feira (07), com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Pacto de Cooperação por Mato Grosso, para avaliar os resultados obtidos com o Projeto de Cooperação Técnica Brasil – Canadá. O projeto iniciou em 2001 e finaliza em maio deste ano.

Durante o período de vigência, o projeto abordou quatro temas específicos, entre eles: sociedade civil, serviços ao contribuinte, educação fiscal e auditoria informatizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência da administração fiscal brasileira e da participação dos diversos agentes da fiscalização nas políticas e nas práticas fiscais nos Estados.

Segundo o secretário Adjunto de Gestão da Sefaz, Emanoel Gomes Bezerra Junior, o Canadá tem uma boa relação com os contribuintes e quer passar essa experiência aos 10 Estados brasileiros que participam do projeto. “A criação do Pacto de Cooperação por Mato Grosso foi fruto desse projeto e funciona independente da Secretaria de Fazenda”.

Na reunião, os canadenses fizeram uma avaliação da pesquisa do IBOPE realizada com especialistas da área fiscal do setor privado, entre eles advogados e contabilistas, que avaliou os serviços da Sefaz e levantou diversas características pessoais e profissionais dos usuários, a fim de gerar maior conhecimento sobre os clientes.

Foram analisados os perfis comparativos por Estado, a metodologia e os resultados de Mato Grosso. Conforme o diretor de Relações Internacionais da Association de planification fiscale et financière (APFF), de Montreal, Gilles Bernier, destaca-se como diferença significativa do Estado de Mato Grosso usuários mais jovens.

“De maneira geral as opiniões são bastante positivas em todos os aspectos avaliados, como médias sempre superiores a três. Os desvios padrões são pequenos, indicando que há pouca dispersão em torno dessas médias, ou seja, elas são consistentes”, justificou Gilles Bernier, dizendo que Mato grosso trabalhou muito bem no projeto e pode repassar a experiência para os outros 17 Estados que vão ingressar esse ano.

A pesquisa apurou que cerca de 83% dos contribuintes que procuram a Sefaz estão satisfeitos com a qualidade do atendimento, recebendo respostas adequadas às suas solicitações. Além disso, 78% dos usuários que utilizam os serviços do órgão avaliaram como satisfatória a qualidade oferecida.

Para o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, depois que o governo Blairo Maggi abriu as portas da Sefaz para os contribuintes, “temos colhido bons resultados, mas ainda podemos melhorar”, disse ele, alertando que é fundamental o contribuinte também fazer a sua parte para a credibilidade ser recíproca.

A pesquisa demonstrou ainda, que 88% dos entrevistados concorda que durante ações fiscais realizadas nos estabelecimentos de seus clientes, a legislação e os direitos dos contribuintes são sempre respeitados. Quanto ao acesso aos serviços, 68% dos profissionais opinou que é bom e muito bom e utiliza mais de uma vez por semana, sendo que 70% acessa o portal da Secretaria de Fazenda pelo menos duas vezes por semana.

Também participaram da reunião os canadenses Daniel Bourgeois e Norbert Boudreau, diretor presidente, e diretor e secretário geral da APFF, respectivamente. A abertura da reunião foi realizada pela Orquestra de Flautas do Jardim Vitória.





Fonte: Sefaz-MT

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