Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Março de 2005 às 10:20
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O prazo para declarar o Imposto de Renda para pessoa física termina no dia 29 de abril, mas quem quiser receber a restituição no primeiro lote, programado para ser liberado em junho, deve se apressar com a declaração.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, recomenda a declaração até o dia 10 de março. "Não é possível calcular exatamente quantos contribuintes receberão no primeiro lote, mas, como a Receita processa as declarações por ordem de chegada, é provável que somente quem declarar nos primeiros dez dias receba em junho", diz.

Desde o lançamento do Estatuto do Idoso, a Receita Federal dá preferência aos contribuintes com mais de 60 anos. Eles têm o dinheiro da restituição no primeiro lote.

No ano passado, das 1.297.250 restituições pagas em junho, 749.159 eram de pessoas com mais de 60 anos. As outras 548 mil eram de contribuintes que declararam nos primeiros dias. A correção da restituição dos que receberam no primeiro lote de 2004 foi de 2,23%, referentes à taxa Selic e mais 1%.

A Receita também dá preferência para quem declara pelos meios eletrônicos --telefone, declaração on-line (direto no site da Receita) ou programa com as declarações simplificada ou completa que são enviados pela internet.

Formulários

Os contribuintes que entregarem a declaração por disquetes ou por formulário em papel são os últimos a ter a restituição. Vale lembrar que os formulários só estarão disponíveis nos Correios a partir do dia 10, ao custo de R$ 3.

O calendário oficial de liberação dos lotes ainda não foi divulgado, mas, segundo a Receita, deve ser igual ao do ano passado, com sete lotes pagos sempre no dia 15 do mês, entre junho e dezembro.

Mesmo quem não faz questão de receber no primeiro lote deve ficar atento. Nos últimos dias é comum o sistema ficar congestionado --o contribuinte pode perder o prazo e pagar multa.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354230/visualizar/