Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Março de 2005 às 03:46

    Imprimir


Tangará da Serra poderá implantar estacionamento rotativo no centro da cidade, conhecido também como “Faixa Azul”. Segundo algumas informações de pessoas ligadas ao governo municipal, a prefeitura estaria realizando estudos para ver a viabilidade desse projeto, em virtude da falta de vagas para estacionamento no centro da cidade, em horários comerciais.

Antes mesmo de ser implantado, a faixa azul já está causando polêmica e divergência entre motoristas e proprietários de estabelecimentos comerciais. Apesar das divergências, todos concordam que alguma coisa têm que ser feita para facilitar o estacionamento dos veículos.

Atualmente, uma pessoa pode estacionar o carro na frente de um estabelecimento comercial, no centro da cidade, pela manhã e só retirá-lo no final da tarde. Conforme alguns comerciantes essa atitude vem prejudicando o cliente na hora em que ele vai até o centro para fazer compras. “Têm muito funcionário que vem trabalhar no centro e deixa o seu carro estacionado, ocupando vaga durante todo o dia”, comentou a proprietária de uma papelaria na Avenida Brasil, Noeli Umann.

A comerciante disse ainda que concorda que alguma coisa tem que ser feita para disponibilizar as vagas. “Não concordo que o cliente deva pagar para estacionar no centro para fazer compras, mas não dá para continuar com os carros de funcionários parados ocupando a vaga de quem realmente precisa”, destacou a comerciante, lembrando que as medidas tem que ser tomadas com o intuito de atrair os consumidores para o centro e não para afastá-los.

Para Abigaliu Gonçalves, que trabalha em uma loja de confecções, comentou que a faixa azul, poderá, ao invés de solucionar a questão, trazer mais complicações. “As pessoas que precisam vir no centro irão deixar os carros nas ruas laterais à avenida Brasil, e isso irá gerar congestionamento nessas ruas, só irá mudar o problema de lugar”, acredita Abigaliu.

Já o motorista Jorge Fernando de Almeida Aguiar, acredita que a a idéia de implantar a faixa azul em Tangará é muito boa. “Vou todos os dias ao banco, no centro da cidade. Para conseguir uma vaga na praça é a maior dificuldade. Acho que as vagas no centro, no horário comercial, deveriam ser para as pessoas que estão fazendo compras, no banco e no médico, como é em muitas cidades do país”, destacou, dizendo ainda que concorda com a implantação do estacionamento rotativo, porque assim, as pessoas que realmente precisam ir ao centro terão onde estacionar.

FROTA: Conforme os últimos dados disponibilizados na internet pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso, que são referentes a dezembro de 2003, Tangará da Serra tem 17.913 veículos automotivos. Mas, esse número deve ser maior, em virtude do crescimento da população e também do número de veículos vendidos durante o ano passado.

Outro dado que também contribui para que a frota aumente é o fato de que Tangará é uma cidade pólo e prestadora de serviços, por isso recebe diariamente pessoas de várias cidades da região. Isso faz com que o número de veículos transitando na cidade também aumente, principalmente no horário comercial.

BICICLETAS: Os carros também estão tendo que dividir o espaço do estacionamento com bicicletas. Nos principais pontos da Avenida Brasil e ruas circunvizinhas, os estacionamentos para bicicletas invadem o estacionamento de carros e motos.

“No horário de almoço ou na horário em que as pessoas estão saindo do serviço e param no centro da cidade para comprar alguma coisa, a gente têm a maior dificuldade para estacionar e em muitos casos, ainda temos que dividir o estacionamento com as bicicletas que ficam estacionadas com a metade na calçada e a outra metade na rua”, frisa a motorista Olga Aparecida de Moraes, acrescentando que os donos de estabelecimentos comerciais deveriam organizar melhor o local onde as bicicletas são estacionadas, para não prejudicar os carros e motos.

CAMINHÕES: Outro problema que o motorista enfrenta diariamente no centro é com relação aos caminhões que descarregam mercadorias em pleno horário comercial. Segundo uma lei municipal, é proibido fazer o carregamento de mercadorias ou mesmo entregar mercadorias nas lojas em horário comercial. Mas isso não vêm sendo cumprido. Na tarde de ontem, por volta das 15h, um caminhão estava descarregando mercadorias em uma loja em plena avenida Brasil.

A ação, além de prejudicar a passagem dos pedestres na calçada, também estava prejudicando o trânsito, já que o caminhão estava parado na avenida tomando conta de uma parte da pista.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354263/visualizar/