Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Março de 2005 às 15:10

    Imprimir


La Paz - O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, oficializou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira. Ele enviou carta ao Congresso, que deve decidir se aceita ou não seu pedido. Mesa havia anunciado que renunciaria no domingo, em comunicado transmitido por rádio e TV.

A carta foi levada ao Congresso pelo ministro da Presidência, José Galindo, e afirma que se trata de "dolorosa decisão" para o presidente, que no domingo anunciou que renunciaria diante da insistência de grupos políticos e sociais de bloquear o país.

"Não posso seguir governando com ameaças que estrangulam o país", escreveu na carta, uma alusão às ameaças de paralisar a Bolívia feita pelo deputado líder dos produtores de coca Evo Morales, que exige a aprovação da Lei de Hidrocarbonetos, considerada confiscatória, e a imediata convocação de uma Assembléia Constituinte.

Galindo, que levava a carta-renúncia, foi seguido em La Paz por centenas de populares que pediam para que não entregasse a carta. Na frente do Palácio Presidencial, eles pediam que Mesa não renunciasse.

De acordo com a Constituição, caso o Congresso aceite a renúncia de Mesa, o substituto será o presidente do Senado, Hormando Vaca Díez.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354413/visualizar/