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Documento prévio prioriza ação em rodovia e hidrovia
Os governos, lideranças políticas e empresariais discutem, neste momento, no Centro de Eventos do Pantanal cinco pontos para melhorar a infra-estrutura para comércio exterior dos países sul-americanos. As lideranças estão reunidas no Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, evento organizado pelo governo de Mato Grosso e o Sebrae/MT.
Até às 14h, o documento final, "Carta de Cuiabá", que reúne ações concretas e compromissos para a melhoria de modais de transporte. Confira, abaixo, os principais pontos das propostas, que ainda estão em discussão e podem ser alterados, mas que balizam a ação de compromisso.
1º) Lideranças dos governos regionais e empresários do centro-oeste sul-americano da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru farão trabalho junto aos governos centrais para priorizar a Hidrovia Paraguai-Paraná como meio de transporte intermodal. Incluir a hidrovia no rol de projetos-pilotos em diálogo com o Ministério do Meio Ambiente para o estabelecimento de referências para análise da navegação em rios navegáveis. Alocação de recursos para a implantação e implementação dos seguintes itens:
a) Cartas eletrônicas;
b) Modelo matemático;
c) Monitoramento ambiental;
d) Manutenção das condições de navegabilidade do rio.
2º) Desenvolver negociações com os governos brasileiros e bolivianos para juntar todos os serviços da aduana de Cáceres e San Mathias em um mesmo local. Havendo esse acerto, o governo de Mato Grosso construirá obras físicas para a localização da aduana;
3º) Desenvolver negociações com os dois governos com vistas à redução das fronteiras físicas e burocráticas entre os dois países;
4º Buscar investimento para o treinamento de agentes e organização de estruturação de pessoal na fronteira;
5) Estudar a possibilidade, sob a liderança do governo de Mato Grosso e juntamente com entidades empresariais, da criação junto ao BID, com a participação da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do BNDES, de fundo de recursos financeiros dos países do Centro-Oeste Sul-Americano (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), visando viabilizar as obras de asfaltamento de 430 Km, ainda sem asfalto, da ligação Santa Cruz de la Sierra a Mato Grosso.
Até às 14h, o documento final, "Carta de Cuiabá", que reúne ações concretas e compromissos para a melhoria de modais de transporte. Confira, abaixo, os principais pontos das propostas, que ainda estão em discussão e podem ser alterados, mas que balizam a ação de compromisso.
1º) Lideranças dos governos regionais e empresários do centro-oeste sul-americano da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru farão trabalho junto aos governos centrais para priorizar a Hidrovia Paraguai-Paraná como meio de transporte intermodal. Incluir a hidrovia no rol de projetos-pilotos em diálogo com o Ministério do Meio Ambiente para o estabelecimento de referências para análise da navegação em rios navegáveis. Alocação de recursos para a implantação e implementação dos seguintes itens:
a) Cartas eletrônicas;
b) Modelo matemático;
c) Monitoramento ambiental;
d) Manutenção das condições de navegabilidade do rio.
2º) Desenvolver negociações com os governos brasileiros e bolivianos para juntar todos os serviços da aduana de Cáceres e San Mathias em um mesmo local. Havendo esse acerto, o governo de Mato Grosso construirá obras físicas para a localização da aduana;
3º) Desenvolver negociações com os dois governos com vistas à redução das fronteiras físicas e burocráticas entre os dois países;
4º Buscar investimento para o treinamento de agentes e organização de estruturação de pessoal na fronteira;
5) Estudar a possibilidade, sob a liderança do governo de Mato Grosso e juntamente com entidades empresariais, da criação junto ao BID, com a participação da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do BNDES, de fundo de recursos financeiros dos países do Centro-Oeste Sul-Americano (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), visando viabilizar as obras de asfaltamento de 430 Km, ainda sem asfalto, da ligação Santa Cruz de la Sierra a Mato Grosso.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355116/visualizar/
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