Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 04 de Março de 2005 às 13:19
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


Secretários de Estado estiveram em Brasília discutindo com o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, barreiras ao Desenvolvimento do Estado. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, participou da reunião plenária do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Fonseic).

Para iniciar a reunião do Fonseic, o ministro Furlan apresentou os indicadores econômicos do Brasil. Entre ele, a taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,2%, o aumento da produção brasileira em 8,3%, no período de janeiro a novembro de 2004, puxada pelos setores de bens de consumo duráveis (22,3%) e de bens de capital (20,4%), o investimento estrangeiro direto registrado em US$ 18 bilhões, além da retomada da demanda interna.

Na ocasião o Ministro também registrou a intenção de criar plataformas de exportação para diversos produtos, como uma forma de gerar empregos, oportunidades de compra de insumos e equipamentos nacionais e, ao mesmo tempo, participando do comércio internacional.

Segundo a apresentação do Ministro Luiz Fernando Furlan, para que o Brasil atraia oportunidades de investimentos ele tem que oferecer a estabilização da economia, o acesso ao Mercosul, grandes investimentos na área de infra-estrutura e a política industrial, tecnológica e de Comércio Exterior bem definida.

Durante o debate entre os secretários de Estado, Alexandre Furlan, expôs aos membros do Ministério as dificuldades encontradas por Mato Grosso na logística e no setor de infra-estrutura. O secretário de Mato Grosso solicitou também a conclusão da pavimentação da BR 163, da Ferrovia Ferronorte e a implantação da Hidrovia Paraguai- Paraná. “Entendemos que esses três projetos são de essencial importância para solucionar os gargalos de Mato Grosso nos setores de logística e infra-estrutura. Esses empreendimentos beneficiarão não nosso Estado mas também o Brasil como um todo”, avalia Furlan.

Entre as propostas apresentadas pelos demais secretários a construção de galpões industriais nos municípios chamou a atenção do secretário Alexandre Furlan. “Tentaremos levar essa proposta para o Fundeic (Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso), para que ao invés de financiarmos micro e pequenos empreendimentos possamos financiar galpões industriais nos municípios para que neste local sejam instaladas essas micro e pequenas indústrias”, afirma o secretário de Mato Grosso.

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Fonseic) é um ambiente institucional criado para o debate e a concepção de propostas que visem acelerar o desenvolvimento econômico do país. O Fonseic tem por objetivo harmonizar as políticas e os programas voltados ao desenvolvimento econômico, propor alternativas que levem ao aumento da competitividade do setor produtivo nacional, estimular o intercâmbio de experiências e aplicar um plano de desenvolvimento que promova o crescimento econômico de cada região. Para viabilizar esse plano, o governo disponibiliza ferramentas da Política Industrial que podem ser aplicadas em diversas áreas, com a função de possibilitar, cada vez mais, a inserção do Brasil no mercado internacional, bem como promover o desenvolvimento de pequenas empresas e incentivar e facilitar o investimento no Brasil.

Durante a reunião plenária do Fórum os secretários e o ministro assinaram o convênio de cooperação da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (RENAI), que centraliza todas as informações referentes à intenção de investimentos no Brasil. Com esse convênio, os estados se comprometem a enviar periodicamente os anúncios de investimentos nos seus municípios. Tal medida visa apoiar as estruturas federais, estaduais e municipais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de investimentos, fornecendo informações precisas aos possíveis investidores.

APLs

No decorrer da reunião plenária do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o ministro Luiz Fernando Furlan, anunciou a realização da Oficina de Trabalho sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs) que será realizada no dia 11 de março, no MDIC, em Brasília.

Durante a Oficina de trabalho será apresentada a ampliação da estratégia de atuação do Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTP- APL), instituído em agosto do ano passado, com a responsabilidade de elaborar e propor diretrizes gerais para atuação coordenada do governo no apoio a APLs.

“Enviaremos um representante de Mato Grosso para participar dessa reunião visando a inserção de APLs mato-grossenses no projeto piloto do Grupo de Trabalho Permanente para APL”, diz Furlan, que no dia 09 de março estará inaugurando a instalação do APL de Móveis no município de Tangará da Serra. “Este será o quinto APL instalado no Estado”, acrescenta o secretário.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355146/visualizar/