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Quarta - 27 de Novembro de 2013 às 08:51

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As obras de restauração do canal do Córrego Mané Pinto, a implantação do coletor tronco da rede de esgoto e as obras na Avenida 8 de Abril estão a pelo menos quatro meses atrasadas. O prazo inicial para a conclusão seria 31 de dezembro deste ano, mas será estendido para o mês de abril de 2014. 


 
A constatação foi feita hoje (26), durante fiscalização das comissões da Assembleia Legislativa de Infraestrutura Urbana e Transporte – CIUT, presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR) e a Especial de Acompanhamento das Obras da Copa 2014, presidida pelo deputado Hermínio J. Barreto (PR).


 
“São obras grandiosas que vão melhorar significativamente a trafegabilidade. Mas é preciso acelerar o andamento delas para recuperar o tempo perdido. Por isso, a comissão faz o alerta sobre os pontos que precisam ser atacados para não ter problemas futuros”, explicou Rezende. 


 
O canteiro de obras abrange a recuperação asfaltica de 35 ruas do entorno da Arena Pantanal. Acompanhados do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, Juares Samaniego, os parlamentares também vistoriaram as obras de substituição do canal de estrutura em aço corrugado na Avenida 8 de Abril, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água – ETA Porto. A CIUT recebeu denúncia da Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário (AMAES) sobre os riscos que essa obra representa.


 
A Secopa garantiu que já estão sendo corrigidas as falhas e que em 30 dias o problema será resolvido. A Engeglobal é a empresa responsável pelas obras na Avenida 8 de Abril. A comitiva foi recebida pelos engenheiros José Carlos Pagani de Lira, da Engeglobal e responsável por essas obras; por Jhonatan Augusto Lazarin, engenheiro-fiscal do empreendimento e Alysson Sander, secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa.


 
Para Samaniego, se continuar o ritmo lento como está, as obras não ficarão prontas em abril como promete a Secopa. Também questionou a qualidade dos serviços. “Visualmente a qualidade da obra é péssima, vamos solicitar os projetos para analisar detalhadamente, inclusive, o solo”. 


 
Outro questionamento feito pelos parlamentares se refere à padronização das calçadas. Rezende disse que vai acionar a Prefeitura Municipal de Cuiabá sobre a questão, já que o engenheiro José Carlos explicou as dificuldades para essa padronização, em virtude da falta de planejamento da cidade, onde o tamanho das calçadas é variado. Samaniego lembra que o ideal é que tenham três metros de largura e que basta seguir o Plano Diretor da prefeitura para executar o serviço. 


 
“A hora de corrigir essas irregularidades é agora, para facilitar aos pedestres e portadores de necessidades especiais”, disse Rezende.


 
J. Barreto destacou os avanços para a população cuiabana. “São obras importantes para Cuiabá. Por isso, as comissões fiscalizam para cobrar das empresas responsáveis a remoção de interferências e outros ajustes necessários para que sejam concluídas até abril do ano que vem”.


 
O deputado Pedro Satélite (PSD) lembrou que a população sofre com os transtornos ocasionados pelas obras, assim como o comércio local. “No caso do córrego há também o mau cheiro que prejudica a população, que paga seus impostos e merece mais atenção”. 


 
A próxima fiscalização será na terça-feira (03.12), às 9 horas, nas obras do Centro Oficial de Treinamento – COT Pari, na estrada da Guarita e Chapéu do Sol, todas em Várzea Grande.
 
 
Denúncia – No ofício a AMAES explica que durante uma vistoria feita pela própria agência, a obra de substituição do canal de estrutura em aço corrugado na Avenida 8 de Abril estava paralisada; apresentava ampla área de desmoronamento dos taludes; erosão e ravinas com indícios de avanços em direção às construções adjacentes. Informou que a situação poderia entrar em colapso comprometendo as estruturas das edificações do entorno, inclusive da ETA Porto, que abastece 32 mil moradores. 





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