Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Março de 2005 às 10:33

    Imprimir


O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) aprovou nesta sexta-feira um auxílio de um milhão de dólares para promover a cooperação no controle do contágio de doenças em animais através das fronteiras de países banhados pelos rio Mekong.

A ajuda, que promoverá pesquisas sobre a transmissão de doenças em conseqüência da migração animal, estende-se a cinco nações banhadas pelo rio Mekong (Camboja, China, Laos, Tailândia e Vietnã), informou um comunicado do BAD.

"O objetivo imediato é desenvolver uma base para a cooperação regional... e promover a preparação do pessoal nos países que receberão a ajuda para controlar o contágio trasnacional das doenças animais", declarou o analista do BAD Akmal Sidding.

"A longo prazo a segurança nos alimentos será melhorada e um maior comércio de gado e de produtos animais será desenvolvido. O projeto constitui uma mudança importante para o controle frente à medida convencional de aplicar vacinações maciças para frear as epidemias", explicou o especialista.

As pesquisas focalizarão as doenças contagiosas entre animais de maior impacto nas comunidades da região, como a febre aftosa e a gripe do frango, que causou a morte de pelo menos 14 pessoas no Vietnã desde dezembro de 2004.

Segundo estudos preparados pelo BAD, a percentagem de mortalidade animal devido a essas três doenças atinge freqüentemente entre 50% e 70% em muitas áreas da região banhada pelo Mekong.

A instituição com sede em Manila informou que essas doenças causam a morte dos animais e reduzem a produtividade, o que ameaça os meios de vida dos pequenos granjeiros, além de esgotar os recursos públicos e frear os esforços destinados a reduzir a pobreza na região.

O projeto, que deve durar até setembro de 2006, terá um custo total de dois milhões de dólares (1,53 milhão de euros), sendo que 880 mil dólares serão contribuídos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Os outros 120 mil dólares ficarão a cargo das autoridades locais nos países onde serão realizadas as investigações.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355207/visualizar/