Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 03 de Março de 2005 às 13:40
Por: João Magalhães

    Imprimir


São Paulo - A inflação no mundo real é notícia quase todo dia. Anda por volta de 0,31 por cento. E no mundo virtual, como ela está se comportando? Desde o ano passado, que o Provar, programa da Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, entidade conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, vem apresentando os índices inflacionários verificados no comércio virtual. Em fevereiro, por exemplo, ele foi de –2,41 por cento.

O e-flation , como foi batizado o serviço, baseia-se em uma cesta de bens, apontada por pesquisa feita pela entidade. O estudo revela ainda quais as lojas que, pelo volume de procura, servem de fonte para a coleta mensal de dados.

Segundo o Provar, os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são os campeões de vendas dos sites que os anunciam. Na série histórica que mostra as variações do e-flation, percebe-se que, na média, a inflação, de março de 2004 a janeiro deste ano, foi de 0,5%. Mês passado, a maioria das categorias de e-commerce apresentou deflação. Somente “Perfumaria” e “Linha Branca” tiverem inflação, respectivamente, de 5,68% e 0,18 por cento.

A aferição do valor econômico para automóveis foi elaborada à parte, a partir de informações dos sites das montadoras brasileiras. Em fevereiro, o e-flation do setor foi de 0,78 por cento.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355458/visualizar/