Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 13:14

    Imprimir


O deputado conservador Didier Julia, cuja ajuda foi solicitada em um vídeo pela jornalista francesa Florence Aubenas, seqüestrada no Iraque, pediu nesta quinta-feira a suspensão do controle judicial imposto a dois de seus colaboradores, e se mostrou disposto a cooperar "sem restrições" com as autoridades.

O fim do controle judicial aos dois assessores é necessário para que seja possível entrar em contato com "certas personalidades iraquianas inevitáveis neste assunto", afirmou Julia em comunicado divulgado por meios de comunicação locais.



Na véspera, o primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, tinha pedido publicamente a Julia que colaborasse com os serviços secretos franceses, cujo responsável o contatara para obter "toda a informação necessária".

Aubenas, enviada especial do Libération no Iraque, e seu intérprete iraquiano, Hussein Hanoun, desapareceram em Bagdá em 5 de janeiro.

O pedido de ajuda de Aubenas a Julia, em um vídeo divulgado na terça-feira, causou grande comoção. Conhecido por seus contatos com o Iraque de Saddam Hussein e com a Síria, Julia disse que "provavelmente" os seqüestradores de Aubenas o conhecem e ele os conhece, e assinalou que por seus contatos no Iraque sabia há duas semanas que ela estava doente.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355464/visualizar/