Várzea Grande participa de encontro nacional de PSF em Belém
Estarão presentes mais de 230 municípios das regiões norte e centro-oeste, incluindo Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
No encontro serão discutidos os processos operacionais necessários para a realização de Estudos de Linha de Base (ELB) voltados para a atenção básica nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
Para isso serão utilizados recursos do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf).
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, apoiada pelo Banco Mundial - BIRD, com objetivo de apoiar a organização e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde em todo o país.
Através dele, é possível identificar as metodologias que deram certo em determinadas regiões, bem como apresentar os resultados quanto à implantação de novas unidades de PSF, através de planos de ação.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda afirmou que até o final destes quatro anos de gestão do prefeito Murilo Domingos, serão formadas mais 41 equipes do Programa de Saúde da Família.
“Estruturando o PSF, sem esquecer também de dar condições de trabalho para os profissionais, cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos no próprio local onde o cidadão reside”, esclareceu Arilson.
O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais - médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde - que compõem as equipes de Saúde da Família.
Comentários