Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 20:00
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - Apesar do aumento de 5,6% registrado nas vendas reais da indústria fluminense em janeiro, a economista Luciana de Sá, chefe da Assessoria de Pesquisas Econômicas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), informou que houve uma desaceleração da atividade em relação ao mês anterior. A massa salarial caiu 6,28%, houve retração de 0,31% no total de pessoal ocupado e o número de horas trabalhadas foi reduzido em 4,92%.

Esses números podem ser o indício de uma mudança de ritmo de crescimento, admitiu a economista, para quem o resultado do setor em 2005 deverá continuar positivo, mas o crescimento anualizado poderá ficar abaixo dos 5,8% registrados no ano passado. "A projeção é de crescimento menos significativo, principalmente porque se tem uma trajetória de juros crescente e a expectativa de que as taxas permaneçam por um bom tempo em nível elevado, além do atraso nas reformas que tendem a criar condições para um crescimento sustentado", acrescentou.

Na opinião de Luciana de Sá, "é preciso esperar um pouco mais para ver qual a perspectiva de manutenção desses juros altos, quanto tempo isso vai durar, qual será o efeito das outras variáveis que estão indo na direção contrária, tipo crédito e gasto público, que vêm segurando de alguma forma a demanda".

O mês de janeiro mostrou recuperação de alguns setores da indústria fluminense que haviam tido queda expressiva em dezembro, por causa da redução das exportações. Entre esses setores estão o metalúrgico e o químico. A economista estimou que em 2005, "se o crédito continuar se expandindo e também a gente continuar vendo o quadro de recuperação do poder de compra, poderá ser vista a redução dessas diferenças entre bens financiados, como bens de consumo duráveis e bens de capital, versus aqueles produtos que dependem mais de renda, entre os quais os bens semi e não-duráveis".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355680/visualizar/