Escola de Aplicação é encampada pela Prefeitura de Cáceres
O acordo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (28.03), pelo reitor Taisir Karim, o prefeito Ricardo Henry, coordenadora Regional do Campus Universitário, Nilce Maria da Silva e pela secretária municipal de Educação, Luciana Gattas Crepaldi.
Pelo acordo, a Prefeitura além de absorver os alunos matriculados para o ano letivo de 2005, passa a responder pela administração da Escola que oferece ensino fundamental e atende crianças de vários bairros da cidade.
Durante o ato, o prefeito Ricardo Henry, disse que o acordo serve basicamente para regularizar a situação da Escola, que vinha sendo mantida com muita eficiência pela Unemat que desempenhou um papel que é obrigação constitucional do município. “Temos que elogiar o trabalho desenvolvido pela Unemat, mas a tarefa de oferecer ensino fundamente é nossa”, enfatizou, acrescentando que o acordo representa o início de uma série de ações que a Prefeitura pretende desenvolver em parceria com a Unemat.
Para o reitor Taisir Karim, o fundamental é que o acordo vai permitir a legalização da Escola de Aplicação, possibilitando que os alunos tenham seus direitos garantidos. “Na hora de formatarmos a parceria tivemos o cuidado de garantir e preservar os direitos de todas as pessoas ligadas a Escola de Aplicação”, ressaltou.
Na avaliação da Coordenadora Regional do Campus da Unemat em Cáceres, a legalização da Escola e o estreitamento das relações são fatos destacáveis no acordo que abre um canal para o desenvolvimento de projetos pedagógicos com a prefeitura. “A municipalização da escola inicia um ciclo que redundará em benefícios para a Universidade e para a sociedade cacerense”, ponderou.
Além dos alunos já matriculados, para este ano, a Escola de Aplicação abrigará, provisoriamente, alunos da Escola Municipal Tancredo Neves que está passando por uma reforma emergencial.
O processo de transição que consolidará a municipalização da Escola de Aplicação deve estar concluído em no máximo 180 dias, prazo que as duas partes estabeleceram para regularização dos aspectos legais, pedagógicos e administrativos.
Comentários