Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 16:45
Por: Christiane Samarco

    Imprimir


Brasília - Os partidos de oposição estão se mobilizando para recorrer ao plenário, caso o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), decida arquivar a representação feita pelo líder do PSDB de crime de responsabilidade contra o presidente Lula.

Alberto Goldman (PSDB-SP) acredita que Severino não terá como recusar sua denúncia, uma vez que não se trata de uma investigação e sim de declarações feitas pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 24, quando admitiu ter abafado denúncias de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso. O líder tucano disse que o arquivamento só pode ser decidido por razões técnicas e formais, não admitindo, portanto, uma decisão política de barrar a representação apresentada à Mesa Diretora.

"Só o plenário tem autonomia para tomar decisões políticas, de levar a denúncia adiante ou não. O acatamento pelo presidente da Casa pressupõe questões meramente técnicas", disse Goldman. Os tucanos já têm o apoio do PFL para apresentar recurso ao plenário e levar o processo adiante. "Enquanto não houver retratação do presidente Lula, nós achamos que cabe a representação do PSDB. Se ela for arquivada sem a manifestação do presidente, nós trabalharemos deputado a deputado para que o PFL dê todos os votos na Câmara em favor de um eventual recurso", afirmou o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

O regimento interno determina que os recursos ao plenário contra a decisão do presidente da Casa têm que ter o apoio mínimo 171 (1/3) dos 513 deputados, o que vai obrigar o PSDB e o PFL a buscarem votos de descontentes da base aliada.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356086/visualizar/