Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Março de 2005 às 09:38
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Em solenidade de inauguração do complexo arquitetônico do Tribunal de Justiça (TJ/MT), em frente ao Palácio Paiaguás, ocorrido nesta segunda-feira (28.02), o governador Blairo Maggi reafirmou a intenção do Governo do Estado de manter os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário harmônicos e independentes.

O empreendimento de R$ 3,6 milhões possui quatro plenárias, sendo um órgão especial ou Tribunal Pleno, uma câmara reunida (Cível e Criminal) e duas Câmaras isoladas. O Salão Nobre ou Tribunal Pleno possui 338 assentos e capacidade para 30 julgadores. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador José Ferreira Leite, foram investidos R$ 1 mil por metro quadrado em uma área construída de 3,6 mil metros quadrados.

“Desconheço na história de Mato Grosso um período de relacionamento tão bom entre os três Poderes, de respeito e autonomia de cada um deles. O Executivo está provendo esses Poderes dos recursos necessários que precisam para o bom desempenho das funções às quais eles foram nomeados ou eleitos. Bem como ao Ministério Público, uma instituição independente que tem recebido pelo Governo aquilo que lhe é de direito”, afirmou Maggi.

O governador lembrou ainda o importante trabalho desenvolvido pelo presidente do Judiciário, José Ferreira Leite, de tornar a Justiça de Mato Grosso forte e eficiente, a exemplo do esforço apoiado pelo Governo do Estado para implantação de 32 Comarcas, a nomeação de nove juizes substitutos e de mais dez desembargadores.

“O maior legado deixado por Ferreira Leite foi a ampliação das Comarcas no Estado, um investimento que contou com o Governo. Nós temos um crescimento econômico muito bom. No entanto, nos últimos anos, a Justiça não tinha conseguido avançar junto ou se antecipar a esse desenvolvimento como agora. Então, acho que o desembargador fecha com chave de ouro a sua gestão de dois anos”, observou Blairo Maggi.

Para o governador, o próximo presidente do TJ, José Jurandir de Lima, terá um trabalho grande pela frente de consolidação dessa estrutura criada e de provimento das Comarcas de serventuários da Justiça e de cartórios que têm de ser abertos.

O desembargador Ferreira Leite ressaltou que a participação do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa foi extremamente significante, sem a qual seria impossível a construção da obra. “Demos o máximo de nós para alcançar o objetivo que considerávamos necessário para que o Judiciário mato-grossense pudesse avançar e atender melhor a população e tivemos em parceria com o Executivo e Legislativo a possibilidade de atingir grande parte desses objetivos”, ponderou o desembargador.

Participaram da solenidade de inauguração o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Francisco Faiad, vários presidentes de tribunais de Justiça de outros Estados, os secretários Joaquim Sucena (Casa Civil), José Carlos Dias (Comunicação Social), Geraldo de Vitto Jr (Administração), o defensor-geral Fábio Cezar Guimarães, ex-governadores e outras autoridades do Legislativo.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356236/visualizar/