Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Março de 2005 às 06:56
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Os consumidores do Estado contarão a partir de 23 de março com mais um mecanismo para coibir a adulteração de combustíveis. Já está instalado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a Central Analítica de Combustíveis (Ceanc), que passará a recolher diariamente amostras de ao menos dez postos de combustíveis, em diferentes regiões do Estado. De acordo com o coordenador do Ceanc, Edinaldo de Castro e Silva, a prática de adulteração de combustíveis, que em regiões do país como o Nordeste chega a 15% dos postos, pode ser reduzida num curto período entre 3% e 5%.

A Central Analítica de Combustíveis é fruto de convênio estabelecido entre a UFMT e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), por meio do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis. Os investimentos demandados pelo laboratório, na ordem de R$ 1,492 milhão, foram alocados junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade vinculada ao governo federal. Somente com o conjunto de equipamentos importado foram empregados R$ 1,25 milhão.

Conforme o coordenador do projeto, a estrutura do laboratório da central já está implantada desde junho, restando apenas a assinatura do convênio com a agência reguladora estatal, a ANP, prevista para o prazo máximo desta sexta-feira, dia 5. A infra-estrutura completa do laboratório contará com 262 m2 de área, construída próximo ao zoológico da universidade, 14 funcionários e dois carros para a coleta das amostras de gasolina aditivada e comum, álcool hidratado e óleo diesel.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356281/visualizar/