Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 17:31
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


A nova presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Nilza Rosa Pereira, esteve em reunião, nesta segunda-feira (28.02), à secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. A presidente é a representante da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio). A eleição que decidiu o novo presidente do Conselho foi realizada nesta segunda-feira. Nliza Pereira foi eleita para o mandato de um ano e estava acompanhada do presidente da Fecomércio, Pedro Nadaf.

O Conselho Estadual do Trabalho é um órgão colegiado, tripartite, paritário e deliberativo, com representantes do Governo do Estado, dos empregadores e dos trabalhadores. Ele é composto por nove membros mais suplentes e é vinculado à Setec. A presidência é revezada, ora está sob o comando de um representante do Governo, ora por um dos trabalhadores, ora por um dos empregadores.

Na disputa entre as instituições que representam os empregadores ganhou a Fecomércio. Possuem assento no conselho representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Setec e Fundação de Promoção Social, compondo a bancada do Governo. A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), representantes dos empregadores e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), representando os empregados.

De acordo com Nilza Pereira, o Conselho dará continuidade à política estadual de trabalhado que vinha sendo desenvolvida pelo ex-presidente, José Rodrigues Rocha Júnior. “Nosso foco continuará sendo a busca constante por mais recursos para qualificação, para a implantação de novos postos do Sine no Estado e para as ações da política estadual de trabalho. Sempre contando com o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, sob o comando da secretária Terezinha Maggi”, disse.

Terezinha Maggi ressaltou que o Conselho do Trabalho é um órgão importante na tomada de decisões em prol da geração de emprego e renda. “São eles que deliberam sobre os cursos de qualificação e os recursos para esta área. Não trabalho sozinha e espero continuar contando com o apoio do Conselho na hora de brigar por mais espaço dentro do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília”, frisou a secretária.

A secretária também reforçou a necessidade de os Municípios implantarem e homologarem os conselhos municipais do trabalho. De acordo com a norma, aqueles que não o fizerem não serão contemplados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Governo Federal, para realização de cursos de qualificação.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356434/visualizar/