Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 14:14
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Quem procura um profissional especializado em massagem terapêutica, massoterapia e drenagem linfática pró-pele pode procurar a Associação Mato-grossense dos Cegos, em Cuiabá. Uma turma de 20 portadores de necessidades visuais concluiu o curso de massagem promovido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Os servidores da Setec tiveram uma amostra do aprendizado dos alunos, na manhã desta segunda-feira (28.02) e quem experimentou aprovou com louvor.

Foram 40 dias de curso, num total de 160 horas/aula, em que técnicas de massagem relaxante, massoterapia, massagem terapêutica e a drenagem linfática pró-pele (não recomendada para pós-operatório) foram repassadas aos alunos. As aulas foram ministradas na própria Associação dos Cegos.

A chefe do núcleo de Contratos e Convênios da Setec, Vanessa Camargo, garante que os alunos estão prontos para o mercado de trabalho. "Senti como se estivesse levitando após a massagem, que relaxa e alivia a tensão. Eles possuem uma sensibilidade a mais do que as outras esteticistas. Têm a habilidade mais aguçada no trato com a pessoa", frisou a servidora da Setec que foi uma das que experimentou a massagem.

A professora Dirce Maria Bergamachi ressaltou que a massagem é uma técnica que exige do profissional habilidade com as mãos e, principalmente, sensibilidade para lidar com o paciente. "Eles foram uma turma diferente de todas, pois todos se doaram por completo no aprendizado e é a troca de energia e a dedicação impregnada na massagem ficaram explícitas durante a sessão", destacou.

O aluno Mário Felipe Bach já atua na área há 20 anos abriu a sessão de massagem na Setec com uma mensagem de estímulo aos outros participantes. "O conteúdo sobre ética profissional e cidadania repassados aos participantes foram essenciais. Saímos deste curso com uma mensagem muito forte: a de que todos devem atuar legislados pela ética e empenhados em fazer sempre o melhor, pois o paciente sente toda a energia que o massagista transmite, da mesma foram que nós também absorvemos a energia dele", ressaltou Bach.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, que recebeu os alunos no gabinete após a demonstração reforçou as falas dos servidores que experimentaram a massagem. "Devido ao fato deles possuírem deficiência visual desenvolvem a habilidade nas mãos como ninguém e isso é muito importante para quem as usa como instrumento de trabalho, principalmente na massagem. Além da habilidade técnica, eles se destacam dos demais devido a dedicação e sensibilidade que possuem, já que o fato de serem portadores de algum tipo de deficiência os fazem mais esforçados e dedicados para competir de igual para igual com os demais no mercado de trabalho", disse Terezinha Maggi.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356486/visualizar/