Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 10:13

    Imprimir


O líder do Governo do Estado na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi apresentou projeto de lei que cria o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Dr. Eduardo Vaz Curvo (CIAPS), para o município de Guiratinga, região sul do Estado. O projeto que tramita na Assembléia Legislativa para análise dos deputados, beneficiará pessoas portadoras de deficiência física e mental para tratamento e procedimentos terapêuticos, com o objetivo de manter e recuperar a integridade física e mental.

O projeto é uma ação da Secretaria de Estado de Saúde que visa levar atendimento de qualidade à população mato-grossense dos serviços de saúde pública em todo o Estado, priorizando, neste caso, o atendimento ao portador de distúrbio mental.

“Mato Grosso, através da Secretaria Estadual de Saúde, vem investindo maciçamente no tratamento de distúrbios mentais, transformando o modelo assistencial, suas instalações físicas, qualificando profissionais com o intuito de humanizar o tratamento e com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explicou o Mauro Savi (PPS).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, para o atendimento nessa área o serviço público conta hoje somente com o CIAP – Adauto Botelho, localizado em Cuiabá. “O Governo quer ampliar o atendimento a deficientes físicos e mentais no Estado, e foram efetuados estudos quanto á localização e a área de maior demanda de pacientes, concluindo-se que a melhor localização seria o município de Guiratinga”, afirmou Savi.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o CIAPS da região Sul terá como patrono o médico psiquiatra Dr. José Eduardo Vaz Curvo e contará com uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, arte-terapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, com o objetivo de melhor atender o usuário do CIAPS.

O Centro Integrado vai atender e internar também dependentes químicos de álcool e drogas; implantar programas, projetos e atividades assistenciais à saúde mental da população em geral. Fica definido ainda que o CIAPS deverá formalizar convênio com entidades públicas e privadas.





Fonte: Secretaria de Imprensa/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356558/visualizar/