Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 06:40

    Imprimir


Para o coordenador de Esporte e Lazer no município de Cuiabá, Pedro Luiz Sinohara, a cobrança de taxa é a única forma, pelo menos até o momento, de assegurar a manutenção das áreas públicas de esporte e lazer em Cuiabá. Ou seja, o pagamento da conta de luz, água, troca de lâmpadas, limpeza, compra de bolas, redes e tantos outros gastos permanentes.

Conforme Sinohara, os R$ 8 mil que a antiga Secretaria Especial de Esportes e Lazer (Sedel) recebia mensalmente nunca foram suficientes, nem mesmo para o custeio de um dos campeonatos estudantis que promove todos os anos.

Conforme ele, Cuiabá possui 27 mini-estádios e outros 22 espaços de esportes e lazer como ginásios e centros esportivos. Como não tem verba, o setor teve de buscar outras alternativas para assegurar o uso e conservação do patrimônio.

Desde a administração passada, do prefeito Roberto França, a Prefeitura vem firmando parcerias com as associações de bairros e outras organizações sociais.

No caso dos mini-estádios, explicou ele, as associações são responsáveis pelo gerenciamento nos dias em que não funcionam as escolinhas do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”.

Assim, a Sedel (que foi transformada em coordenadoria, mas ainda mantém o mesmo nome) não tem a preocupação de buscar recursos ou ver o patrimônio se deteriorando por falta de manutenção.

Por enquanto, esse sistema deve permanecer na nova administração, segundo Sinohara. Entretanto, observou ele, a política de gestão das associações deve, obrigatoriamente, incluir a gratuidade na utilização dos campos e quadras públicas.

Além da falta de recursos, o vandalismo é outro problema enfrentado nas áreas de esportes e lazer. Conforme Sinohara, a ação que começou pela destruição de lâmpadas, roubo de bombas d’água, material esportivo já chegou no gramado. Recentemente, informou, roubaram parte da grama de um dos mini-estádios.(AA)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356647/visualizar/