Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 06:07

    Imprimir


O governo brasileiro reativa, nesta segunda-feira, as tratativas com o governo da ilha de Jersey, um paraíso fiscal no canal da Mancha, para repatriar cerca de US$ 120 milhões que estariam em contas do ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf (PP). Segundo informa o jornal Folha de S. Paulo, a secretária nacional de Justiça, Claudia Chagas, acompanhada por membros da Advocacia Geral da União (AGU), se reunirá com autoridades do país para retomar as negociações, paradas desde a eleição municipal de 2004.

Além de Jersey, o Ministério Público diz que o ex-prefeito e sua família teriam dinheiro, desviado de obras públicas durante seu mandato de 1993 a 1996, depositado em contas na Suíça, no Reino Unido, na França e em Liechtenstein, outro paraíso fiscal. Apenas na Suíça, a família de Maluf teria movimentado cerca de US$ 446 milhões.

A grande dificuldade para o Brasil, em reaver o dinheiro desviado, seria o fato de Maluf nunca ter sido condenado por estes crimes. Ele foi apenas indiciado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas, formação de quadrilha e peculato (apropriação de bem público por servidor).

O ex-prefeito e sua família negam ter contas em bancos fora do Brasil, e Maluf reitera que todas as obras feitas durante sua gestão foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356665/visualizar/