Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 23:24

    Imprimir


O governo dos EUA reagiu com cautela à decisão do presidente egípcio, Hosni Mubarak, de promover mudanças na lei eleitoral para facilitar a participação da oposição em futuros eleições.

Fontes do Executivo de George W. Bush qualificaram a decisão como um passo importante no processo democrático egípcio. Mas a Casa Branca não emitiu opinião neste fim de semana sobre a idéia de que suas pressões tenham forçado essa ação por parte de Mubarak, que no sábado pediu ao Parlamento reformas na lei eleitoral, abrindo caminho para eleições presidenciais diretas e plurais.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Steven Pike, citado hoje pelo New York Times, disse que o anúncio formulado pelo governante egípcio "parece ser um passo na direção de uma maior abertura do sistema político", e expressou a satisfação dos EUA com isso.

A Casa Branca exerceu fortes pressões sobre o governo egípcio para que se abrisse a uma maior participação dos partidos políticos de oposição e garantisse os direitos civis e políticos, entre eles a liberdade de expressão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356684/visualizar/