Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 22:23

    Imprimir


Tabaré Vázquez se converterá nesta segunda-feira, dia 1o. de março, no primeiro presidente de esquerda do Uruguai em uma cerimônia que também funcionará como uma cúpula de líderes sul-americanos identificados com essa orientação política. O presidente de Cuba poderá estar presente à posse, embora sua ida ainda não tenha sido confirmada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus colegas da Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela começarão a chegar na segunda-feira. Alguns deles, como Lula e o venezuelano Hugo Chávez, permanecerão no Uruguai até um dia após a posse. Lula aproveitará a viagem para participar da inauguração da nova fábrica da Ambev no país.

Vázquez chegou ao poder por meio de uma coalizão de partidos de esquerda, a Frente Ampla do Encontro Progressista, que obteve 50,45 por cento dos votos nas eleições de outubro, derrotando os tradicionais partidos de centro-direita Nacional e Colorado.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ligou para o futuro líder uruguaio para cumprimentá-lo. Os dois combinaram prosseguir a conversa pessoalmente.

Vázquez fará o juramento de posse ante o Congresso no início da tarde e depois seguirá para um ato de transferência do cargo com o presidente que deixa o poder Jorge Batlle.

Também estarão presentes os vice-presidentes da Colômbia, Coréia, Marrocos e Panamá e o príncipe das Asturias Felipe de Borbón, e sua mulher Letizia Ortiz, o príncipe Edward da Inglaterra e os chefes do BID, OMS, OEA, Aladi, Mersocul e da Comunidade Andina.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356691/visualizar/