Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 08:47
Por: Daniel Pettengill

    Imprimir


Não fosse pelo estado dos veículos, o cenário lembraria o pátio de uma grande fábrica de veículos do ABC paulista, com excesso de produção. A diferença é que os carros amontoados no pátio do Detran, em Cuiabá, não estão à espera de compradores. Muito menos despertam o desejo de consumo. São mais de 800, entre motos, caminhonetes e carros levados para o local após ações de rua feitas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Em todo o Estado, mais de 2,5 mil carros flagrados em situação irregular lotam os pátios dos órgãos de trânsito.

Em Cuiabá, inicialmente, o Detran cedeu o pátio de apreensões para "armazenar" os veículos. A demanda, no entanto, foi tamanha que alguns já estão em um terreno baldio localizado na entrada da sede do órgão.

Sujeitos à ação do tempo, alguns deles já perderam a pintura original, os pneus apodreceram, assim como outros itens básicos. Tornaram-se sucata. Em casos como esse, os proprietários chegam a desistir de reaver seus veículos.

"O código de Trânsito tornou mais rígida a fiscalização dos carros e isso se reflete em mais apreensões", constata o presidente da comissão de leilões do Detran, Daphnis Oliveira Júnior.

Parte dos veículos recolhidos ao pátio estavam com documentos como o licenciamento e o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasados ou o motorista dirigia sem habilitação.

Se, além disso, ainda há alguma incidência de multas, o dono só retira o veículo após quitar o débito.

Mesmo com esses "obstáculos", são poucos os motoristas, cujos carros foram guinchados por documentos atrasados, que os deixam deteriorar por muito tempo no pátio do Detran. A maior parte das "sucatas" acumuladas no local eram veículos que já circulavam em condições precárias pelas ruas da cidade quando foram apreendidos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356871/visualizar/