Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 05:29

    Imprimir


A Telemar, uma das operadoras de telefonia fixa do estado, foi obrigada a fazer a inclusão do digito "3" em 1,6 milhão de telefones na Bahia. Para orientar os usuários, além de campanha publicitária, também colocou uma gravação eletrônica que deve ser ativada toda vez que o usuário discar o número errado. Porém, nem todo mundo que usou telefone ontem conseguiu completar suas ligações ou ouviu a mensagem. O programador Paulo Barbosa enfrentou dificuldades. Ele tentava ligar do seu celular para um telefone fixo, no caso o da empresa de um cliente. "Não consigo completar a ligação. Quando ligo o número direto dá sinal de ocupado e quando coloco o três, conforme orientação da Telemar, entra uma mensagem da operadora de celular dizendo que o número não existe".

Segundo a assessoria de comunicação da Telemar, já era esperado que houvesse problemas no primeiro dia de operação do novo sistema, mas a promessa da empresa era de que todos os ajustes seriam feitos até o final da tarde de sábado. Em todo o estado, o único município que ficou sem comunicação foi Jequié, mas a Telemar garantiu que já estava trabalhando para resolver o problema na Central Telefônica da cidade, embora ainda não tenha previsão de quando o serviço voltará ao normal. Em casos de dúvida, a população deve discar o 103, orienta a operadora.

Quem tentou fazer conexão com a internet também passou por alguns sufocos. Embora a Telemar orientasse os usuários de conexão discada para apenas alterar o número de telefone junto ao provedor, algumas pessoas não conseguiram fazer a mudança com tanta facilidade. "Vim usar a internet aqui nessa lam house porque lá em casa não deu conexão de jeito nenhum. Mudei o número, acrescentando o três, mas a conexão não foi completada. Já telefonei para o provedor, mas me informaram que deve ser problema na linha telefônica", contou a estudante de marketing Renata Oliveira Pires. Ela ainda ligou para Telemar em busca de uma solução: "Mas tudo o que consegui ouvir da atendente é que a empresa estava tentando revolver o problema, mas ainda não existe previsão de quando a minha internet vai voltar".

Desde ontem, além dos usuários de internet e dos telefones fixos, residenciais ou comerciais, todos os sistemas de PABX, PBX, KS e similares também tiveram de se adequar ao novo número. A mudança porém não incluiu todas as linhas do estado: em 19 prefixos, cerca de 32 mil terminais, houve alteração total dos números para evitar choque com a outra operadora do estado, a Vésper/Embratel, que já trabalha com oito dígitos. Nesses casos, ao discar o serviço de informação 103, o usuário ficará sabendo o novo prefixo adotado para a sua linha.





Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356918/visualizar/