Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Novembro de 2012 às 14:44

    Imprimir


O vereador Tiago Pantola (PR) disse hoje em entrevista que a sociedade de Santa Cruz do Xingu está mobilizada diante da situação que está acontecendo na Suiá-Missú, pois o município começa a enfrentar um problema parecido.

Segundo ele antropólogos com indígenas em caminhonetes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) entraram em propriedades do município fortemente armados em busca de vestígios de ancestrais indígenas para mais tarde demarcar a área como território indígena e tentar fazer uma reserva.

Mas o vereador afirmou que o que for preciso será feito em Santa Cruz do Xingu, “se for preciso brigar juridicamente vamos brigar, se for preciso ir pro braço, vamos descer o braço, mas garantimos que índio não entra nas nossas terras”, disse Tiago Pantola.

A cidade de Santa Cruz do Xingu faz divisa ao Parque Nacional do Xingu que tem quase um milhão de hectares de reserva indígena e abriga diversas etnias, porém segundo o vereador nunca houve vestígios de habitação de índios em Santa Cruz do Xingu.

O município tem aproximadamente 02 habitantes e em sua maioria são produtores que participam do “Projeto Mata Viva” onde tentam coincidir a agricultura com a mata em pé, “queremos proteger a natureza, mas temos que fazer de forma consciente, pois também temos que alimentar o Brasil”, disse ele.

“vamos agir logo, antes que seja tarde, pois não vamos aceitar índio em Santa Cruz do Xingu e não vamos aceitar viver como estão vivendo a população da Suiá-Missú”, disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35707/visualizar/