Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 12:44
Por: Marcia Wonghon

    Imprimir


Recife - As alternativas para ampliar o processo de inovação tecnológica no Pólo de Confecções do Agreste, formado pelos municípios de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe serão discutidas na manhã desta sexta-feira, no seminário promovido pelo governo de Pernambuco, na sede do Porto Digital.

Destinado a técnicos, microempresários, representantes de universidades, centros de pesquisa, grupos comunitários e organizações não-governamentais, o seminário vai ser transmitido por meio de videoconferência para Washington (Estados Unidos), Brasília, Belém e todas as capitais do Nordeste.

A iniciativa tem o apoio do Banco Mundial, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da agência de cooperação alemã GTZ e da Rede NOS, com o objetivo de estimular o empreendedorismo na cadeia da indústria têxtil, de modo a aumentar a competitividade dos produtos.

O pólo é responsável por 73% da produção de confecções do estado. Segundo dados do Sebrae, na região são produzidas 694 milhões de peças por ano, por 12 mil pequenas e micro empresas que geram 77 mil empregos e têm faturamento anual de R$ 1,72 bilhão.

De acordo com Marcia Lyra, coordenadora do Centro de Tecnologia da Moda, instalado pelo governo do estado em Caruaru há dois anos, Toritama fabrica 15% da produção de jeans do país e tem 100% da população empregada. Ela disse que o problema é que quase todas as empresas são informais, de base familiar, e não se preocupam com a padronização, modelagem, design, nem com a comercialização da produção, vendida normalmente aos compradores que buscam as mercadorias na cidade.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357323/visualizar/