Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 07:02

    Imprimir


Um levantamento do Cimi mostra que apenas 30% das 879 terras indígenas catalogadas no Brasil já tiveram os processos de demarcação concluídos.

E, mesmo regularizadas, essas terras não recebem programas de desenvolvimento sustentável que beneficiem as etnias. Muitas outras terras indígenas têm os processos de demarcação paralisados por pressões dos ruralistas. "Sempre houve uma falta de vontade política para as demarcações, pois o lobby do grande capital é muito forte", diz o vice-presidente nacional do Cimi, Saulo Feitosa.

Ele critica modelos como o de Mato Grosso, em que o governo estadual prefere suspender ou retardar as demarcações das terras indígenas para privilegiar a expansão das culturas agrícolas. "É uma lógica absurda. Até os próprios investidores devem saber que enfrentarão problemas pela posse de terras no futuro, se invadirem hoje áreas proibidas", argumenta. Feitosa vê com preocupação as "parcerias rurais ", autorizadas pelo governo, entre exploradores e índios. Em carta, o Cimi propõe uma mobilização da sociedade para fazer frente às pressões dos empresários junto ao governo federal. (DP)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357424/visualizar/