Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 19:45

    Imprimir


Vaticano - Médicos preparam-se para operar o papa João Paulo II, a fim de aliviar os problemas respiratórios do pontífice. O papa foi levado às pressas a um hospital hoje, a segunda vez em que isso ocorre em menos de um mês. João Paulo II estava sofrendo de febre e congestão, provocadas por uma recaída de gripe.

As agências de notícias italianas Ansa e Apcom informam que os médicos estudam realizar uma traqueostomia. Essa cirurgia - que consiste numa incisão na traquéia seguida da inserção de um tubo, para facilitar a respiração - terá sérias conseqüências na capacidade do papa de desempenhar suas funções.

A operação o impedirá de falar por um longo período, e provavelmente exigirá uma internação prolongada. A anestesia também representa um perigo para um paciente com a idade do papa e que sofre do mal de Parkinson.

Um porta-voz do Vaticano recusou-se a comentar os informes. A TV Sky Itália disse que a cirurgia deve ocorrer nas próximas horas, e que já está passando pelos exames prévios.

Médicos especialistas que não examinaram o papa mas são familiares com a situação de idosos que sofrem do mal de Parkinson disseram que o quadro é consistente com pneumonia. "Parece que o papa sofre de pneumonia, provavelmente pneumonia bacteriana, um problema sério para um homem de sua idade e com Parkinson", disse Barbara Paris, diretora de geriatria e vice-diretora de Medicina no Centro Médico Maimonides, em Nova York.

O Vaticano evita comentar especulações feitas por médicos de fora. A Ansa informa que o papa chegou consciente à Policlínica Gamelli.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357492/visualizar/