Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 17:07
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - Funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram hoje um protesto contra a portaria número 15 assinada pelo ministro interino do Planejamento, Nelson Machado, no dia 27 de janeiro que determina que as pesquisas do Instituto devem ser enviadas ao próprio ministro 48 horas antes de serem divulgadas.

Cobrindo a boca com lenços pretos, os servidores aproveitaram a presença da imprensa na divulgação da Síntese dos Indicadores Sociais 2003 para fazer o protesto.

Os servidores distribuíram uma carta à população repudiando a decisão do governo e pedindo a autonomia do Instituto. "Com eleição direta de seu presidente pelos seus funcionários e a formação de um Conselho aberto a representações da sociedade civil, que determine prioridades e faça valer a vontade do povo brasileiro no IBGE, garantindo sua independência em relação aos governos e governantes", defende o documento assinado pela Associação dos Servidores do IBGE.

Diante dos questionamentos feitos à portaria, na época, o ministro interino afirmou que o objetivo da portaria era regularizar o fluxo de informações entre o IBGE e o Planejamento. Segundo ele, a portaria não altera a divulgação de informações para a imprensa. Os jornalistas continuam a receber as pesquisas com cerca de uma semana de antecedência e têm o compromisso de apenas divulgá-las na data determinada pelo próprio IBGE.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357536/visualizar/