Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 15:40

    Imprimir


Oslo, Noruega - Um número recorde de 199 nomes, entre indivíduos e organizações, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz de 2005. Acredita-se que a lista dos indicados - que é secreta - inclua figuras como o ex-secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e o cantor Bono, do U2. A contagem final de indicados é composta de 163 pessoas e 36 grupos, informa Geir Lundestad, secretário do comitê do prêmio.

"Este é um crescimento que demonstra o forte interesse no prêmio", disse ele, acrescentando que os nomes cobrem uma ampla distribuição geográfica. Ano passado, a ganhadora foi a ambientalista queniana Wangari Maathai, escolhida entre 194 indicados. O comitê responsável pelo prêmio mantém a lista secreta por 50 anos.

No entanto, é comum que responsáveis por apresentar nomes ao comitê divulguem suas indicações. Entre elas, há o presidente da Venezuela, Hugo Chávez; a escritora bengali exilada Taslima Nasrin; o ex-governador de Illinois (EUA) e ativista contra a pena de morte George Ryan; as Mães da Praça da Paz Celestial, representando as famílias dos mortos pelo governo chinês na repressão de 1989; e o técnico israelense Mordechai Vanunu, preso por denunciar o programa nuclear do país.

O comitê aceita indicações que tenham sido enviadas até 1º de fevereiro, e pode indicar ainda mais nomes na primeira reunião do ano, que ocorreu na terça-feira. Desta vez, o comitê contava com 166 indicações no início da reunião.

O prêmio, que inclui uma soma de US$ 1,6 milhão, é apresentado no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, o inventor e industrial sueco Alfred Nobel. O prêmio da Paz é entregue na Noruega, e os demais, na Suécia.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357559/visualizar/