Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Novembro de 2012 às 13:23

    Imprimir


Uma mulher morreu neste sábado e 30 pessoas, entre elas vários militares, ficaram feridas na explosão de uma motocicleta-bomba na região muçulmana do sul da Tailândia.

Segundo a investigação policial, o explosivo foi detonado à distância durante a passagem de uma caminhonete com militares na frente de uma loja no distrito de Muang, na província de Yala, segundo o jornal "Bangcoc Post".

A explosão, que a polícia atribuiu a rebeldes muçulmanos, também provocou incêndios em cinco casas e em vários veículos nas proximidades.

O chefe da polícia fronteiriça, Paitoon Chuchaiya, disse que o suspeito foi captado por um circuito fechado de televisão e que as imagens estão sendo analisadas.

Os ataques com armas, assassinatos e atentados com explosivos se sucedem nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do desdobramento de 31 mil agentes das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.

Mais de cinco mil pessoas morreram por causa da violência na região desde que o movimento separatista islâmico, formado por meia dezena de grupos, retomou a luta armada em janeiro de 2004.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35772/visualizar/