Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 22:33

    Imprimir


Os Estados Unidos destacaram a importância das contribuições que vários países da Otan anunciaram nesta terça-feira para potencializar a missão aliada no Afeganistão. "Houve contribuições importantes de Lituânia, Espanha, Grécia e Itália", afirmou um destacado funcionário americano depois da cúpula que a Otan realizou hoje em Bruxelas.

As contribuições desses países "se unirão aos EUA como o ponto central do esforço militar da Otan no oeste do Afeganistão", acrescentou a fonte, que pediu o anonimato.

Ele destacou também que outros três países aliados anunciaram hoje sua intenção de enviar forças à região sul do Afeganistão, em torno de Kandahar.

Nessa região há uma forte presença de tropas dos EUA, e algumas delas seriam substituídas por outras dos países da Aliança para que possam ir para o leste, na zona da fronteira com o Paquistão, onde há alguns combatentes do talibã e da Al Qaeda.

Em entrevista coletiva com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jaap de Hoop Scheffer, o presidente americano, George W. Bush, destacou a importância do aumento do apoio dos países da Otan à missão no Afeganistão.

A contribuição da Otan no Afeganistão "é substancial e importante. E cada vez mais países se comprometem a contribuir com ajuda para a reconstrução das províncias, assim como para as próximas eleições", afirmou Bush.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357899/visualizar/