Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 10:14

    Imprimir


O abastecimento de água potável nos países atingidos pelo tsunami está fortemente ameaçado, segundo relatório do Programa de Meio Ambiente da ONU (Unep). As fontes de água potável foram contaminadas pela água salgada e por esgotos, diz o estudo. No Sri Lanka, todos os poços de água podem ter sido afetados.

Em algumas áreas, lixo tóxico e amianto de prédios também contaminaram a água em algumas áreas, segundo esse estudo, que é a primeira tentativa de avaliar o dano ambiental do desastre de 26 de dezembro.

"Poços e reservatórios de superfície, especialmente em ilhas pequenas, agora estão contaminados por água salagada", diz o estudo, que avaliou a situação em Indonésia, Maldivas, Seicheles, Somália, Sri Lanka, Tailândia e Iêmen.

Defesas naturais

As terras para agricultura também foram danificadas pela água salgada, o que deve afetar as próximas colheitas, segundo o estudo.

O relatório da Unep diz que cerca de 250 mil pessoas morreram no tsunami, descrito como uma "das piores tragédias humanas da História".

Até agora, a vida selvagem parece ter sido relativamente pouco afetada pelo episódio, de acordo com o estudo.

No entanto, no Sri Lanka tem havido relatos de que um grande número de tartarugas vêm sendo consumidas devido à falta de peixe. Em Seicheles, o tsunami abalou as praias onde as tartarugas fazem seus ninhos.

O relatório diz ainda que o tsunami provocou uma devastação menor nas áreas em que defesas naturais, como recifes de corais, mangues e dunas, tinham permanecido intactas.

Segundo a ONU, a preservação dessas defesas naturais deve ser uma prioridade na região.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358110/visualizar/