Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 26 de Novembro de 2013 às 20:42

    Imprimir


O produtor que deseja reduzir as perdas com os nematoides deve escolher muito bem as plantas da entressafra. Quem afirma é Rosangela Silva, pesquisadora de Nematologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Mato Grosso, Fundação MT. “O agricultor deve fazer o monitoramento das lavouras para a identificação das áreas onde há presença dos nematoides. Também é preciso que se faça coleta correta das amostras, para a identificação de cada espécie. De posse dessas informações o produtor poderá fazer as melhores escolhas visando maiores reduções das populações dos nematoides e por consequência as perdas na safra subsequente”.

Os nematoides fazem parte da realidade no campo de muito produtores há vários anos, porém é possível vencer a batalha contra eles, conforme Rosangela destaca, “mantendo-os abaixo do nível de dano econômico, conhecendo a propriedade e estabelecendo as melhores técnicas de manejo”.  

Estas informações e muitas outras estão sendo repassadas durante o ciclo de palestras do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar 2013, realizado pela Fundação MT e parceiros. Os eventos estão sendo realizados desde o dia 18 de novembro e seguem até o dia 06 de dezembro passando por 18 municípios de Mato Grosso e 2 de Goiás. Os assuntos abordados são: Ferrugem Asiática, tecnologia de aplicação, pragas e os nematoides. Eles são estratégicos para essa época do ano safra.

“Nessa época, as áreas de soja estão estabelecidas e os reflexos da presença ou ausência dos nematoides estarão ocorrendo. Se o agricultor tinha os fitopatógenos nas áreas e nada fez, as perdas estão ocorrendo, portanto o momento de se programar e melhorar para a próxima safra é esse”, conclui Rosangela.

 Evento – Quase mil pessoas, sendo grande parte destas -produtores rurais, participaram da I etapa do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar que tem o propósito de orientar a classe produtora sobre os cuidados com a lavoura de soja. Onze cidades das regiões do Parecis, Médio-Norte e Norte de Mato Grosso receberam a equipe técnica do evento.
 
A Helicoverpa armigera foi um dos assuntos mais discutidos por pesquisadores e produtores. A lagarta está sendo um dos principais desafios nesta safra. No evento os participantes puderam saber mais sobre incidência e controle da praga.
           
A segunda etapa do ciclo de palestras será realizado de 2 a 6 de dezembro em sete municípios mato-grossenses e dois goianos. As inscrições para participar podem ser feitas gratuitamente no local do evento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/3583/visualizar/