Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 12:07

    Imprimir


Campina Grande tem atualmente 38 áreas públicas ocupadas por cerca de 26 mil famílias, que transformaram as áreas em favelas, a maioria sem as mínimas condições de infra-estrutura. A situação, segundo a diretora do Departamento de Direitos de Cidadania, da Procuradoria do Município, Maria da Guia Ferreira, "é muito mais preocupante do que se imagina, tendo em vista que estão edificadas nesses locais 6.500 construções irregulares". As informações são do Jornal da Paraíba.

De acordo com Maria da Guia, a prefeitura campinense vem estudando um meio legal para retomar as áreas ocupadas de forma irregular. Ela informou existirem em tramitação na Justiça seis ações de reintegração de posse de terrenos públicos pertencente ao município. Entre eles, estão os terrenos ocupados na Avenida João Wallig (Distrito dos Mecânicos) e próximo ao Motel Saara (Catolé); Favela Pé-de-Galinha (José Pinheiro) e Cinturão Verde, próximo aos campi da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba e UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, em Bodocongó.

Algumas ações urgentes, conforme Maria da Guia, já estão sendo adotadas pelas secretárias encarregadas de resolver o problema, no caso Assistência Social (Semas) e Planejamento (Seplag), responsáveis, respectivamente, pelo cadastramento das famílias invasoras e elaboração de projetos.

O grande problema da invasões, de acordo com ela, diz respeito àquelas pessoas viciadas em ocupar áreas exclusivamente pensando em benefício próprio, ou seja, fazerem comércio. "Portanto, qualquer projeto que for elaborado para resolver a questão das invasões, precisa ser muito bem estudado, analisando com cautela, uma vez que é necessário levar em conta a questão legal e social de toda a situação", concluiu a diretora.





Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358405/visualizar/