Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 08:55

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores de Israel, Sylvan Shalom, afirmou hoje que seu país tenta estabelecer relações diplomáticas com dez países árabes. "Já estabelecemos relações diplomáticas em nível de embaixadores com Egito, Jordânia e Mauritânia. Estou em contato com outros países árabes. Pelo menos outros dez países árabes podem ter representação diplomática em Israel", disse Shalom à rádio pública israelense.

Shalom fez as declarações depois que o governo de Ariel Sharon decidiu ordenar a evacuação de 8 mil colonos de 21 assentamentos da Faixa de Gaza e de outros quatro na Cisjordânia. Depois de quatro anos de ausência, o embaixador da Jordânia voltou a seu posto em Tel-Aviv ontem. Em breve deve voltar o embaixador egípcio.

"Nós nos orientamos para a reconciliação de Israel com o mundo e com seus vizinhos. A mudança de enfoque do mundo com relação a nós é enorme", acrescentou

Shalom. "Eu gostaria que Sharon organizasse um referendo sobre a retirada, mas votei por esta retirada, já que queria dar uma oportunidade às pequenas possibilidades de paz que se perfilam", explicou o chanceler. "Foi uma decisão muito dura para mim, já que os colonos são o símbolo do heroísmo e da coragem e muitos deles estão nos assentamentos há mais de 30 anos", concluiu.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358467/visualizar/