Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 16:14
Por: Todd Pitman

    Imprimir


Bagdá - Oito ataques suicidas em Bagdá e outras partes do Iraque deixaram pelo menos 22 pessoas mortas e feriram 70 durante as comemorações da Ashura, o feriado xiita mais importante do ano.Ontem, pelo menos 36 pessoas morreram em ataques rebeldes.

Autoridades iraquianas aumentaram o esquema de segurança no país para evitar um derramamento de sangue igual ao do feriado do ano passado, quando 181 pessoas morreram.

Durante o dia, cinco senadores norte-americanos, incluindo Hillary Clinton, encontraram-se com oficiais do governo iraquiano na fortificada zona verde de Bagdá. "O fato de termos estes militantes suicidas agora, espalhando tanto ódio e violência enquanto as pessoas rezam é, para mim, uma indicação de falência", disse Clinton à imprensa.

Autoridades conseguiram, no entanto, capturar dois insurgentes, incluindo um importante membro da Al-Qaeda, ligado ao líder Abu Musab al-Zarqawi, Haidar Abu Bawari, também conhecido como o "Príncipe das Guerras Santas".

Os ataques deste sábado começaram antes do meio-dia, quando um homem-bomba detonou os explosivos atados ao corpo matando ao menos três pessoas e ferindo 10 em Bagdá. Um outro homem-bomba provocou um atentado que matou dois homens da Guarda Nacional Iraquiana, também em Bagdá.

À tarde, um suicida explodiu uma bomba em um ônibus público matando uma criança e seis adultos. Outras dez ficaram feridas no ataque.

A polícia informou que um outro homem-bomba matou sete xiitas e três membros da Guarda Nacional perto da mesquita de Nada, em Kadhmiah. Esse ataque também deixou 55 pessoas feridas.

De acordo com a polícia, outros dois homens-bomba morreram em Kadhmiah área. Um deles detonou os explosivos sem matar ninguém e um segundo teria sido morto por soldados dos EUA.

Em outros ataques, um suicida explodiu um carro ao lado da base da Guarda Nacional em Baquba, matando um guarda iraquiano, e outro explodiu um veículo ao lado de um posto de checagem da polícia em Latiria, matando dois soldados iraquianos.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358746/visualizar/