Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 10:57

    Imprimir


O dia da celebração da Ashura, evento sagrado dos muçulmanos xiitas, está sendo marcado por uma série de atentados no Iraque, que já resultaram em pelo menos 17 mortes.

Os atentados anti-xiitas foram abundantes durante as jornadas de ontem e hoje e, geralmente, são atribuídos a sunitas extremistas, que consideram os xiitas como pessoas que se desviam do islã ortodoxo.

O xiitas celebram a Ashura, que lembra o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé. Esta cerimônia, marcada pelo lamento e a autoflagelação, foi proibida durante os 25 anos em que Saddam Hussein esteve no poder no Iraque.

No ano passado, outra série de atentados contra os xiitas também marcou a data. Foram 170 mortos em Bagdá e Karbala.

Nesta manhã, uma bomba artesanal explodiu no centro de Bagdá sem causar vítimas durante a passagem de uma patrulha.

"A bomba colocada entre um monte de lixo na praça Tayaran explodiu quando passava uma patrulha da polícia, sem causar vítimas", afirmou uma fonte policial. Uma coluna de fumaça surgiu após branca se elevou para o céu depois da explosão, que ocorreu por volta das 10h45 locais (05h45 de Brasília).

Ônibus - Quatro pessoas morreram e 22 ficaram feridas na explosão de um ônibus em uma área xiita de Bagdá neste sábado, de acordo com informações da polícia.

Ainda não se sabe a causa da explosão. A polícia informou que o ônibus explodiu próximo a uma barreira que tinha como função impedir o acesso de veículos a um santuário xiita no bairro de Khadamiya.

Suicida - Pelo menos quatro pessoas morreram e quarenta ficaram feridas em decorrência de um atentado em um bairro xiita a oeste de Bagdá. O ataque foi cometido por um terrorista suicida.

O diretor da sala de emergências do Hospital Yarmuk, Hassan Abdalah, explicou que, até o momento, chegaram ao local quatro cadáveres e quarenta feridos.

As vítimas estavam no bairro xiita de Baya, dentro de uma tenda que os árabes costumam utilizar para receber os pêsames durante os funerais de algum parente que morreu quarenta dias antes. Um ferido chamado Samer Abdelhusein, que jazia em uma cama manchada de sangue disse que estava dentro da tenda quando viu um enorme bola de fogo.

De acordo com a polícia, o atentado foi causado por um suicida com um cinto de explosivos atado a seu corpo. Ela descarta a possibilidade de ter se tratado de um carro-bomba.

Guardas - Um terrorista suicida matou hoje dois guardas nacionais que vigiavam o santuário xiita de Kademiya, no noroeste de Bagdá. O terrorista ativou sua bomba em um ponto de controle de acesso ao santuário, quando os integrantes da guarda nacional revistavam os visitantes.

Os pontos de controle foram estabelecidos como parte de um forte sistema de segurança em torno dos mausoléus xiitas. Hoje, no dia da Ashura, eles são visitados por milhares de pessoas.

Tiros - Quatro xiitas ficaram feridos, um deles de forma muito grave, quando se dirigiam à cidade de Karbala para participar do dia da Ashura.

Segundo fontes médicas do hospital de Yarmuk, os quatro homens se iam de Bagdá a Karbala (onde se está o mausoléu de Hussein, cujo martírio se celebra hoje) quando foram baleados na estrada por desconhecidos.

Morteiro - Dois novos atentados contra os xiitas em bairros de Bagdá deixaram pelo menos sete mortos e diversos feridos, segundo informaram fontes médicas.

O primeiro aconteceu na Praça de Adén, no bairro de Kademiya (noroeste de Bagdá), e deixou cinco pessoas mortas, entre eles três policiais, e 35 feridos, segundo a médica Hana Salah, do hospital do bairro, que disse desconhecer a causa exata da explosão.

Algumas testemunhas afirmam que as vítimas foram causadas por fogo de morteiro, enquanto outros asseguram que se tratou de um atentado suicida.

No bairro de Adhamiya, de maioria sunita mas que também conta com população xiita, aconteceu uma explosão em uma mesquita xiita que deixou dois mortos e vinte feridos, sempre segundo as mesmas fontes.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358832/visualizar/